Skip to main content

Origem e Evolução

Origem

O projeto foi iniciado em 2014, com o codinome "sky", com o intuito de encontrar uma melhor maneira de construir interfaces para o mobile. Em 2015, foi apresentado durante a Dart Developer Summit, onde foi possível ver o código Dart sendo executado em um aparelho Android e também apresentado com o nome Flutter. Em 2016, no mesmo evento, Flutter foi definido como "Uma melhor maneira de desenvolvimento mobile". A estréia do Flutter em um grande evento foi no Google IO 2017, em uma sessão de "live coding", onde o app construido foi integrado ao Firebase e com acesso à camera. No Google IO 2018, com uma grande expectativa, Flutter já teve um destaque maior, contando com 3 excelentes palestras, cobrindo tópicos como gerenciamento de estado, uso do Material Design e novamente outra sessão "live coding" de um app acessando o Firebase.

Em dezembro de 2018, finalmente foi lançada a versão 1.0 e dentre tantas novidades, o principal destaque foi para o projeto Hummingbird, que futuramente se tornou o Flutter para Web.

Curiosidade

Toda a apresentação da versão 1.0 foi feita em um aplicativo nativo para macOS, utilizando o Flutter.

Evolução

2017: Single Codebase, Two Apps

2018: Production ready

2019: A portable UI Framework

2020: no event 2021: Leading UI toolkit for multiplatform

2022: From a mobile-centric to a multiplatform

2023: Game-changer in the industry